Vereadores Mirins realizam primeira sessão ordinária do ano em São Lourenço do Oeste
Os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste se reuniram pela primeira vez em 2024 para a sessão ordinária nesta terça-feira (23). A primeira reunião ordinária do ano foi realizada no Plenário Vereador Lídio Sutilli e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, vereadora Marlice Perazoli, que utilizou a palavra e desejou as boas-vindas aos jovens parlamentares. “Estamos muito felizes em poder colaborar com o desenvolvimento de vocês aqui na Câmara Municipal. Sejam bem-vindos à 13ª legislatura, aproveitem ao máximo o conhecimento que irão adquirir neste ano e contem conosco”, disse ela.
Como citado pela presidente, o Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste chega a sua 13ª Legislatura em 2024. O presidente da Câmara Mirim, Davi Sette Ribeiro, em seu discurso, se diz muito feliz e honrado com a oportunidade. “Teremos aqui a grata satisfação e aprender e representar a nossa escola, trazendo as demandas que nos chegam e podendo colaborar com a comunidade em que vivemos”.
Propostas apresentadas
Já na primeira sessão ordinária os vereadores mirins apresentaram propostas. No total foram duas indicações, dois requerimentos e uma Moção.
A vereadora mirim Emanuelly Hladczuk, propôs duas indicações, sendo uma delas a ser encaminhada ao Governo Municipal e à Secretaria de Educação para implantação de um toldo para o embarque e desembarque dos alunos vindos de transporte escolar na EBM Irmã Cecília. “Em dias de chuva fica difícil o embarque e desembarque dos alunos, pois acabam se molhando. Por isso, se faz necessária a colocação de um toldo para proteger os alunos e com isso possam permanecer em nossa escola de maneira saudável, evitando ainda algum tipo de doença”.
A outra indicação é destinada ao Governo Municipal e à Secretaria de Agricultura, com relação a coleta dos lixos orgânico e reciclável na comunidade Presidente Juscelino. “Os lixos vão se acumulando, pois não é frequente a coleta, sendo necessário fazer um cronograma para dias específicos e semanais para a coleta. Assim os moradores se programam para deixar prontos em sacos e devidamente separados. Pois outra preocupação é com o acúmulo do lixo, onde pode se propagar o mosquito da dengue”, disse a parlamentar.
A vereadora mirim Emanueli Goulart apresentou requerimento com pedido de informações ao Executivo Municipal, para que forneça dados relacionados a EBM Nossa Senhora de Lourdes, entre os questionamentos estão se há previsão para construção das cercas na escola e em qual prazo? Além disso, a jovem parlamentar busca saber também quando será terminada a via de mão dupla na entrada dessa escola.
Também da vereadora Emanueli Goulart é a Moção de Congratulação apresentada na primeira sessão ordinária do ano. A homenagem será encaminhada ao grupo Cavalgando sem Fronteiras pela organização da II Cavalgada do Batom, realizada no dia 21 de abril em São Lourenço do Oeste. “Destaco a relevância de tal ato, pois as mulheres ainda sofrem com a desvalorização diante dos setores da agricultura e da pecuária, mas isso vem se modificando. Esta cavalgada mostra a força e o amor das mulheres pela tradição”.
O vereador mirim Vinicius Dias Moreira, também apresentou requerimento com pedido de informações, especialmente no que tange a iluminação nas praças do município. “As praças de nosso município são pontos de encontros das famílias onde fazem rodas de chimarrão e práticas de exercícios. Infelizmente não temos uma iluminação adequada nesses cenários, e transitam várias famílias nestes lugares de lazer, então venho através dessa indicação pedir por pontos de luz nas nossas duas praças”.
Todas as propostas dos vereadores mirins são encaminhadas em forma de carta ao Legislativo adulto, e, se aprovadas, diretamente encaminhadas às autoridades competentes.