Vereadores aprovam e Biblioteca Municipal passará a se chamar Professor Ermindo Lazzarotto

por Samara Graciolli publicado 09/10/2023 20h30, última modificação 09/10/2023 20h15

A Biblioteca Municipal Santos Dumont, de São Lourenço do Oeste, vai ter nova denominação: passará a se chamar, a partir de janeiro de 2024, Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto. A nova nomenclatura foi aprovada pelos vereadores por meio do Projeto de Lei 76/2023, de autoria dos vereadores da bancada do MDB, Rennã Fedrigo, Edson Ferrari, Mauro Michelon e Marlice Perazoli.


Ermindo Lazzarotto nasceu no dia 28 de maio de 1946 na cidade de Caxias do Sul (RS), e veio residir em São Lourenço do Oeste em 12 de março de 1957. No ano de 1971 iniciou estudos na faculdade de Letras em Palmas (PR), e começou sua carreira no magistério como professor na Escola Estadual Raul Pompéia, no município de Campo Erê (SC).
Após concluir a faculdade de Letras, graduou-se em Pedagogia, também em Palmas, e especializou-se em Administração Escolar. “Em sua carreira profissional, seu Ermindo exerceu diferentes funções, tais como professor, administrador escolar, secretário municipal de educação, coordenador local de educação, gerente regional de educação”, comenta a vereadora Marlice.


No campo profissional, atuou em São Lourenço do Oeste nas Escolas Sóror Angélica, Rui Barbosa, Colégio Cenecista Jorge Lacerda - CNEC, Leoberto Leal e Santa Lúcia, hoje Novo Horizonte. “Ainda exerceu a função de Secretário Municipal de Educação nos governos de Sabino Santin, quatro anos, Dionísio Biazussi, seis anos, Cairu Hack, dois anos e Álvaro Caleffi, quatro anos, totalizando 16 anos à frente da educação municipal de São Lourenço do Oeste”, enfatiza o vereador Edson Ferrari.


Também ocupou o cargo de Secretário de Administração no governo do Prefeito Tomé Francisco Etges, no período de 2009 a 2012. Teve participação ativa na criação da Extensão da Unochapecó - Pólo São Lourenço do Oeste. No ano de 1982 foi eleito vereador para a legislatura 1983 a1988, permanecendo três anos na vereança e três anos como Secretário Municipal de Educação. “Sua expressiva atuação foi responsável pelo engrandecimento da educação do município, com grandes conquistas e avanços importantes, tanto para alunos, quanto educadores e demais profissionais”, diz o vereador Rennã Fedrigo. Ermindo Lazzaratto faleceu em fevereiro de 2022, aos 76 anos de idade.

Emenda


Junto ao projeto foi votada e aprovada uma emenda modificativa, de autoria do vereador Mauro Michelon, a qual altera a data de validade da legislação para a partir de janeiro de 2024. “Isso porque no próximo dia primeiro de novembro a Biblioteca Municipal vai celebrar seu cinquentenário de criação, e para tais comemorações, a equipe de profissionais da biblioteca está organizando diversos eventos alusivos esta importante data e a aprovação do presente projeto para entrada imediata em vigência, prejudicará de certa forma os eventos que estão sendo programados”, disse.

error while rendering plone.comments