Última sessão ordinária do ano é marcada por agradecimentos e despedidas
Nesta segunda-feira (16), aconteceu a 42ª sessão ordinária de 2024 na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. Este foi o último encontro do ano. Na oportunidade não houve projetos para serem analisados, tendo em vista que encerraram os projetos em tramitação na Casa Legislativa até o momento.
Os vereadores, no entanto, aproveitaram o espaço da Palavra Livre para agradecer pelos quatro anos de mandato, onde expuseram suas indicações, requerimentos e analisaram propostas importantes para o desenvolvimento do município.
Durante o ano de 2024 foram votados 43 Projetos de Lei na Câmara Municipal. Além disso, também foram apreciados 17 Projetos de Lei Complementares. Os vereadores também apresentaram 24 requerimentos e 31 indicações no decorrer do ano. Por fim, foram entregues 5 moções.
Para a presidente do Legislativo, vereadora Marlice Perazoli, foi um ano de muito trabalho e ações voltadas à comunidade. Conforme ela, uma das missões da Câmara Municipal é estar junto da sociedade e participar também ativamente de campanhas, dentre elas, a que trabalhou a conscientização contra a violência doméstica, realizada pelas Polícias Militar e Civil. “Sabemos que este é um tema polêmico, mas necessário. E nós, quanto Legislativo, estivemos presentes em diversos momentos, e auxiliando com pedido de investimentos e melhorias para que os órgãos de segurança possam fazer o seu trabalho da melhor maneira possível”.
Marlice destacou também o projeto “Conversa com Pioneiros”, iniciativa do Legislativo para a semana do município e que trouxe homens e mulheres, como o nome sugere, pioneiros do município para relatar o desenvolvimento e as experiências vividas no decorrer de mais de 60 anos. “A Câmara de São Lourenço do Oeste é referência em Santa Catarina com o seu programa Resgate Histórico, e neste ano pudemos participar de forma ativa das comemorações do aniversário de nosso munícipio trazendo reatos importantes de quem está aqui e marca a nossa história”, disse.
Outro ponto comentado pela presidente foi o lançamento do livro “As histórias por trás das denominações dos espaços públicos de São Lourenço do Oeste”, que também faz a sua homenagem resgatando a biografia de todas as pessoas que denominam espaços públicos no município. “Uma obra rica, inédita, da qual o Legislativo lourenciano deve se orgulhar muito”, disse ela.
Os vereadores Rennã Fedrigo, José Deon, Marlice Perazoli, Gilmar de Camargo, Adilson Sperança, Adílio Carubin e Silvian Hentz se despedem do mandato. Já os vereadores Edson Ferrari e Mauro Michelon foram reeleitos e retornam em 2025.
A partir do dia 20 de dezembro o Legislativo Municipal entra em recesso até o dia 2 de janeiro de 2025 quando retorna ao expediente normal na Secretaria da Câmara, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.
Quanto às reuniões, no dia primeiro acontece a posse dos vereadores eleitos para o próximo mandato no dia 1º de janeiro, às 9 horas no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, e em seguida, a eleição da Mesa Diretora, em sessão extraordinária, na Câmara Municipal. A primeira sessão ordinária de 2025 será no dia 3 de fevereiro às 18 horas.