Melhorias no atendimento à saúde, infraestrutura e acesso à inclusão: Vereadores mirins apresentam indicações em São Lourenço do Oeste
Os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste se reuniram para mais uma sessão ordinária nesta quarta-feira (16), no Plenário Vereador Lídio Sutilli, na Câmara Municipal. A reunião contou com a presença de duas turmas da Escola Básica Municipal Irmã Neuza.
Na oportunidade os jovens parlamentares apresentaram indicações voltadas para diversos segmentos, desde melhorias em escolas, bem como solicitando reparos em infraestrutura, melhorias no atendimento da saúde e a inclusão social.
A primeira indicação é da vereadora mirim Letícia Turani, que sugere que sejam realizados reparos na cobertura do ginásio da Escola Básica Municipal São Roque. “O coberto do ginásio está perfurado, impossibilitando a realização das atividades em dias de chuva. Se faz necessária a reforma na cobertura, pois é de suma importância que os alunos da Escola Básica Municipal São Roque tenham um ambiente adequado para a prática dessas atividades”.
Outra sugestão é do vereador mirim Vinícius Dias Moreira, que pede a viabilização de estudos para contratação de mais um profissional pediatra para atender na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Com a significativa elevação da população, é notório o aumento de crianças, sendo necessário a contratação de mais um médico especializado em pediatria para cuidar, desde o nascimento até a adolescência, desta faixa populacional, haja vista termos no nosso município somente uma médica pediatra atuando na Unidade de Pronto Atendimento”, diz ele.
O vereador mirim Eduardo da Cas sugere que sejam realizados estudos, junto aos demais órgãos responsáveis, para construção de um viaduto no trevo da rodovia SC-157, na área industrial, próximo ao CTG. “É um local muito perigoso, onde já ocorreram muitos acidentes, inclusive com vítimas fatais, ocasionando grande comoção para as famílias enlutadas e também as pessoas envolvidas nas ocorrências, a comunidade como um todo requer melhorias no local, sugerindo a possível construção de um viaduto, visando mais segurança a todos que transitam por esta área que possui tráfego intenso e necessita de atenção especial”, comenta.
Por fim, o presidente da Câmara Mirim, vereador Davi Sette Ribeiro, sugere a implantação de serviços de tradução em Libras nas sessões do Parlamento Jovem. “É de conhecimento amplo que as sessões do Legislativo Municipal contam com a tradução simultânea da profissional intérprete de Libras. No entanto, as sessões da Câmara Mirim não possuem o apoio dessa profissional. Para que haja a tradução simultânea em Libras também nas sessões da Câmara Mirim é necessária uma adequação no instrumento contratual de tais serviços, estendendo-se assim às sessões do Parlamento Jovem”, finaliza.
Todas as propostas foram aprovadas pelos jovens parlamentares e serão encaminhadas em formato de carta ao Legislativo adulto e, se aprovadas pelos vereadores, serão encaminhadas aos órgãos responsáveis.
A próxima sessão da Câmara Mirim será no dia 21 de novembro, às 8h30min.