Legislativo presta homenagem com entrega de Diploma de Menção Honrosa

por Samara Graciolli publicado 23/10/2023 14h08, última modificação 23/10/2023 14h08

Reconhecimento e gratidão. Com esses sentimentos os vereadores de São Lourenço do Oeste realizaram neste sábado (21), cerimônia de entrega de diploma de Menção Honrosa a sete pessoas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do município. A proposta é de autoria da bancada do MDB, composta pelos vereadores Rennã Fedrigo, Edson Ferrari, Mauro Michelon e Marlice Perazoli.


A Sessão Solene aconteceu no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira e contou com a presença de autoridades, familiares e demais convidados. Os homenageados foram Santos Zilli, Léo Carlos Silveira, Zanir Moschen, Wilson Nizer, Jose Purcino, Irmã Joaquina Camargo, e Irmã Ernesta Tommasini.


O presidente do legislativo, vereador Rennã Fedrigo encerrou a solenidade dizendo que ao reconhecer a contribuição e os legados deixados pelos homenageados, o Legislativo está fortalecendo os alicerces da comunidade. “A história desses indivíduos nos ensina lições preciosas sobre dedicação, resiliência e serviço ao próximo, elementos que são fundamentais para guiar nossas ações e decisões em direção a um futuro mais próspero e solidário”.

Conheça mais sobre os homenageados:


Santos Zilli nasceu em 1935, na cidade de Urussanga (SC), fixando residência, em meados de 1985, na atual cidade de Novo Horizonte, anteriormente pertencente à São Lourenço do Oeste, e teve sua vida pautada no comércio e na política. Por duas vezes foi vereador em São Lourenço do Oeste, nas legislaturas de 1969 a 1972 e 1977 a 1982. Também foi candidato a vice-prefeito em 1972 e em 1982, neste último eleito para o cargo, assumindo o comando do Executivo de 1986 a 1988. Com a emancipação de Novo Horizonte, foi o primeiro prefeito, mandato 1993 a 1996, retornando ao Executivo no mandato de 2009 a 2012.


Léo Carlos Silveira nasceu em 1937, na cidade de Lapa (PR). Passou a residir São Lourenço do Oeste em 1964, época em que trabalhava em um laboratório na cidade de Pato Branco, que tratava da chamada peste suína, doença que atingiu centenas de propriedades em toda a região. Mas, por destino aqui estabeleceu seu comércio e passou a se dedicar a sua profissão, como segundo médico veterinário, sendo conhecido como Dr. Léo. Exerceu ainda atividades no magistério junto a Escola de Educação Básica Sóror Angélica e no Colégio Cenecista Jorge Lacerda (CNEC), do qual participou de sua fundação. Auxiliou na fundação também nas escolas estaduais de São Valentim, Frederico Wastner, Três Voltas, Novo Horizonte e Rui Barbosa, em São Lourenço do Oeste. Na política foi vereador na legislatura 1970 a 1972 defendendo diversas bandeiras, especialmente a educação e a implantação da Biblioteca Municipal.

Zanir Moschen nasceu em 1939 no distrito de Santa Lúcia de Piaí, no município de Caxias do Sul, RS. Fixou residência em São Lourenço do Oeste em 26 de março de 1961. No campo social e comercial teve forte e importante participação na fundação da Capela Bela Vista e do Esporte Clube Bela Vista, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Cooperativa Agropecuária São Lourenço (CASLO), do Hospital da Fundação, o qual presidiu no período de 1981 a 1998, e ajudou a criar a Federação dos Hospitais e casas Filantrópicas do estado de Santa Catarina, foi fundador do CTG Amizade Sem Fronteira e do Sicoob São Lourenço do Oeste. Contribuiu na construção da Igreja Matriz de São Lourenço do Oeste, e foi acionista fundador do Grupo Parati. Na área política destacou-se como vereador na legislatura 1993 a 1996, com forte atuação nos mais diversos setores da sociedade.


Wilson Nizer nasceu em 1941, em Ibicaré - SC, estabelecendo-se em São Lourenço do Oeste em 14 de julho de 1966, onde iniciou atividades comercias com escritório de contabilidade até meados de 1996, quando optou pela aposentadoria. Paralelo ao comércio, exerceu as funções de secretário, professor e diretor, no período de 1966 a 2002 no Colégio Cenecista Jorge Lacerda - CNEC, criado em 66 juntamente com um grupo de amigos. Foi delegado da UDN do então governador Conder Reis, suplente de vereador em 1967 e secretário da Câmara de Vereadores em 1967, sócio do Hospital São Roque, CTG Amizade sem Fronteiras, Clube de Campo e CRA. Atuou também como interventor nomeado pelo Juiz da Comarca de São Lourenço para tratar assuntos relacionados a litígio local. No ano de 1972, foi o representante do Funrural e representante do INPS por 17 anos.


José Purcino nasceu em 1931, na cidade de Andradas, estado de Minas Gerais, fixando residência em São Lourenço do Oeste em 22 de julho de 1966, trazido pelo sacerdote Frei Francisco de Ipiranga, com a finalidade de exercer a função de tutor para os seminaristas, já que havia um seminário nesta cidade para formação de futuros padres. Após desenvolver várias atividades trabalhistas, teve o interesse para aprender o ofício de fotógrafo, no ano de 1968, época em que as técnicas aplicadas eram totalmente artesanais, e o processo de confecção/revelação das fotografias se desenvolvia na forma branco e preto.


Irmã Joaquina Camargo nasceu em 1935, no município paranaense de Santo Antônio da Platina, e aos 19 anos de idade iniciou seus estudos religiosos, e em poucos meses deu início ao postulantado, e posteriormente ao estudo de seminário. Veio para São Lourenço do Oeste em 19 de janeiro de 1956, quando ainda distrito de Chapecó, acompanhada das irmãs Celestina Zaffari e da popular Cecília Antunes, que tinham a missão de trabalhar na educação das crianças, junto ao Educandário.


Irmã Ernesta Tommasini nasceu em 1932, no município catarinense de Rio dos Cedros. Aos 17 anos iniciou seus estudos na Congregação das Irmãs Vicentinas. Sua missão em São Lourenço do Oeste iniciou-se em 1965 quando assumiu o cargo de Superiora Geral do Educandário Santa Maria Goretti, acompanhando de perto as principais transformações da educação escolar católica pós-concílio, e a transferência do Grupo Escolar Soror Angélica para o novo prédio. Sua principal contribuição foi a idealização e a construção do segundo prédio do Educandário Santa Maria Goretti, inaugurado em fins de 1970 para abrigar maior número de alunos internos e externos de toda a região.

error while rendering plone.comments