Legislativo lourenciano analisou mais de 100 projetos de leis em 2023; confira os dados
O ano de 2023 foi de muito trabalho e análise de propostas pelo Legislativo lourenciano. No dia 15 de dezembro de 2023 aconteceu a última sessão ordinária do ano e a partir de agora os vereadores entram em recesso parlamentar até o início de fevereiro. No entanto, caso sejam convocados para sessão extraordinária, devem comparecer à Câmara Municipal para analisar as propostas apresentadas.
No decorrer do ano os vereadores de São Lourenço do Oeste analisaram 108 projetos de leis ordinárias e 29 projetos de leis complementares. Ao todo foram mais de 200 pareceres emitidos pelas comissões permanentes. Ainda, apresentaram 46 indicações, 26 requerimentos e 17 moções.
Em 2023 foram criadas algumas comissões de assuntos relevantes na Câmara Municipal para, como o próprio nome indica, analisar assuntos de relevância que aconteceram em São Lourenço do Oeste. A comissão de segurança nas escolas esteve in loco efetuando o levantamento das principais demandas relacionadas à segurança nos ambientes escolares da rede municipal. Os vereadores Mauro Michelon, Edson Ferrari, José Deon e Marlice Perazoli foram os representantes do Legislativo nesse sentido. Já a comissão de mobilidade urbana, composta pelos vereadores Mauro Michelon, Edson Ferrari e Silvian Hentz, debateu junto aos órgãos competentes, melhorias para o fluxo do trânsito em São Lourenço do Oeste.
Também neste ano o Parlamento Jovem, programa que chegou a sua 12ª legislatura em São Lourenço do Oeste, mais uma vez esteve presente nas escolas envolvendo os jovens no projeto que tem como principal objetivo formar cidadãos conscientes e lideranças responsáveis.
A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste investiu em tecnologia em 2023. Foram implantados novo sistema para votação em Plenário, além do novo site do poder Legislativo. As redes sociais, bem como a lista de transmissão para envio de informações também passaram a fazer parte da rotina do legislativo lourenciano.
Por fim, repasses antecipados ao Executivo, redução no valor das diárias dos vereadores e a implantação do sistema de energia solar fotovoltaica foram outros destaques no quesito economia por parte da Câmara Municipal.
Em 2024 as sessões ordinárias serão retomadas em 5 de fevereiro e o Legislativo de São Lourenço do Oeste terá, pela segunda vez na história, uma mulher como sua presidente, na representatividade da vereadora Marlice Perazoli.