Homenagem: Legislativo aprova denominação de ruas nos loteamentos Bela Vista e São Francisco II

por Samara Graciolli publicado 07/10/2024 13h19, última modificação 07/10/2024 13h19

Os vereadores de São Lourenço do Oeste se reuniram na segunda-feira (23), para mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal. Esta foi a 30ª reunião do ano.
Na oportunidade os parlamentares analisaram dois projetos de leis. O primeiro deles, Projeto de Lei 33/2024, trata da denominação de vias do Loteamento Bela Vista. No local, três ruas encontram-se sem denominação, e, por meio do projeto, três pessoas serão homenageadas: Ignêz Iolanda Busatto Janczeski, Zelino João Brisotto e João Girotto.


Ignêz Iolanda Busatto Janczeski teve participação empresarial no ramo do varejo durante três décadas. Também participou ativamente na fundação do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), em São Lourenço do Oeste, além de ser fundadora do Bela Vista Clube de Campo.


Zelino João Brisotto era agricultor e comerciante. Construiu seu legado como Ministro da Igreja Católica e também da Renovação Carismática Católica (RCC).


João Girotto chegou em São Lourenço do Oeste em 1952 contribuindo para a fundação das comunidades de Santo Antônio e Bela Vista. Também auxiliou nas construções da Igreja Matriz e do Clube Recreativo Araucária (CRA).


Já no Loteamento São Francisco II, por meio da aprovação do Projeto de Lei 34/2024, cinco ruas receberão denominação em forma de homenagem, sendo: Sixto Militino Ecker, Arlindo e Leonora Putrick, Dari José Ceni, Celso Xavier Janczeski e Yedo Luiz Finger.


Sixto Militino Ecker foi um dos pioneiros no município lourenciano, chegando em 1955. Colaborou na construção da Igreja Matriz, do CTG Amizade sem Fronteiras e por muitos anos foi churrasqueiro na Festa de São Lourenço Mártir.


Arlindo e Leonora Putrick vieram para São Lourenço do Oeste no ano de 1953, em virtude da aquisição de um moinho de cereais. Após alguns anos, Arlindo seguiu com a carreira de motorista enquanto Leonora cuidava dos afazeres da residência e da educação dos filhos.


Dari José Ceni chegou a São Lourenço do Oeste, mais precisamente no distrito de Presidente Juscelino, em meados de 1960. Sempre exerceu a função de agricultor e suinocultor. Também produzia vinho para o consumo da família. Além disso, participou por um longo período da diretoria do Hospital da Fundação.


Celso Xavier Janczeski nasceu em São Lourenço do Oeste e desde jovem trabalhou no cartório e tabelionato de registro de imóveis. Posteriormente criou a primeira imobiliária da cidade. Também foi um dos criadores do Festival Lourenciano de Interpretação da Canção (FLIC).


E Yedo Luiz Finger, também nascido em São Lourenço do Oeste, assumiu desde jovem as funções de pedreiro, colaborando com a construção de muitas obras no município.
Os dois projetos foram aprovados por unanimidade.

Indicação


Durante a sessão ordinária de 23 de setembro de 2024 foi apresentada também uma indicação, direcionada ao Deputado Estadual Carlos Humberto (PL), que sugere a destinação de recursos para conclusão de pavimentação asfáltica na Rua Agustinho Stefanello.


Tal via está localizada no bairro Perpétuo Socorro e está contemplada com pavimentação asfáltica. Entretanto, ainda há uma quadra que não foi asfaltada. A sugestão é para que seja destinada emenda parlamentar na ordem de R$ 200 mil para a conclusão desta obra.


A próxima sessão ordinária na Câmara Municipal será no dia 30 de setembro de 2024 às 18h.

error while rendering plone.comments