Câmara Municipal realiza primeira sessão ordinária utilizando o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo
A Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste dá um importante passo à modernização do processo legislativo a partir do segundo semestre de 2023. Nesta segunda-feira (7), os vereadores utilizaram de forma oficial pela primeira vez o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta disponibilizada pelo Senado Federal, através do programa Interlegis, sem custos financeiros para a Câmara.
O trâmite para a implantação dessa nova tecnologia iniciou em fevereiro deste ano, quando servidores da Câmara participaram do Encontro Nacional de Gestores e Legislativos municipais em Brasília e, acompanhado com vereadores, visitaram a sede do Interlegis, no Senado, para conhecimento das tecnologias que o programa oferece às casas legislativas.
Em março deste ano a Câmara Municipal enviou ao Senado um ofício e a minuta do Acordo de Cooperação Técnica.
Dando sequência ao processo, em abril, vereadores e servidores do Legislativo visitaram a câmara Municipal de Pato Branco (PR), que é referência nacional no uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).
Em maio, as habilitações da hospedagem do Portal Modelo e do Sistema, bem como o correio eletrônico, estavam prontas para dar andamento à implantação. Para isso, em junho, servidores participaram de uma capacitação na cidade de Pato Branco (PR) com o objetivo de aprender a alimentar toda a tecnologia do sistema e do novo site da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste.
Com a configuração inicial do SAPL e do novo site do Legislativo Lourenciano efetuada pelos servidores responsáveis, a partir de agosto as ferramentas passam a integrar as rotinas do Poder Legislativo lourenciano. Agora a comunidade pode ter acesso às informações atualizadas da Câmara pelo novo endereço eletrônico: saolourencodooeste.sc.leg.br
“Vivemos um novo processo no que tange ao desenvolvimento da informação e da informatização da Câmara Municipal. Contamos com esse sistema que é totalmente gratuito para nossa casa legislativa e pretendemos cada vez mais estar próximo da comunidade levando transparência e informações para todos”, disse o presidente da Câmara, vereador Rennã Fedrigo.