Vereadores mirins apresentam indicações e cobram informações do Governo Municipal de São Lourenço do Oeste

por Fabio Henrique Regert publicado 13/06/2024 15h29, última modificação 13/06/2024 15h29

Nesta quinta-feira (13), os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste estiveram reunidos para mais uma sessão ordinária do Parlamento Jovem. Esta foi a terceira sessão do ano de 2024, e aconteceu no Plenário Vereador Lídio Sutilli.

Na oportunidade os jovens parlamentes apresentaram indicações e requerimentos. Duas das indicações foram do presidente da Câmara Mirim, Davi Sette Ribeiro. Uma delas sugere a aquisição de materiais didáticos complementares às disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. Entre esses materiais, o vereador mirim sugere aquisição de mapa topográfico mundi (tamanho grande para exposição); mapa divisão linguística do Brasil; (tamanho grande para exposição); e mapa com relevo mundi (tamanho grande para exposição).

“Tais materiais são recursos valiosos para incrementar e estimular o aprendizado, pois abordam os conteúdos de forma lúdica e sensorial. Poderão ser utilizados em diferentes disciplinas para o trabalho com conteúdo variados, sendo acessíveis a alunos de diversas idades”.

A outra indicação de Davi sugere a garantia em lei de que todas as unidades escolares do município tenham exemplares da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. “Devido à importância desse documento, tanto pelo seu conteúdo, quanto pela sua simbologia, é fundamental que as crianças já nos anos Iniciais tenham contato e conhecimento sobre o que representa a Constituição”, comentou.

Quem também sugere investimentos em melhorias no ambiente escolar é a vereadora mirim Letícia Turani, que sugere a aquisição de climatizadores para a Escola Básica Municipal São Roque. “A boa temperatura local irá favorecer ainda mais para que os estudantes e professores possam apresentar e elevar resultados de ensino e aprendizagem”, enfatizou.

A vereadora mirim Emanuelli Moschen apresentou a sua indicação, sugerindo a instituição do "Dia do Estudante" com a Realização da "Corrida do Estudante". “Minha sugestão visa comemorar de forma ativa e saudável o dia do estudante, proporcionando uma celebração significativa para a data. Além disso, a proposta busca promover a prática esportiva entre crianças e adolescentes, incentivando hábitos saudáveis que podem perdurar por toda a vida”.

Também com indicação, o vereador mirim Thomás Pandini sugere o fechamento da quadra da Escola Básica Municipal Irmã Cecília. “A quadra da escola em questão possui cobertura, porém sem as paredes laterais, nos dias chuvosos e frios, os alunos enfrentam dificuldades na realização das aulas, até mesmo em se tratando de outras atividades, que se tornam limitadas como reuniões, entre outros”, diz.

Por fim o vereador mirim Vinicius Dias Moreira apresentou requerimento a ser encaminhado para a Secretaria de Educação pedindo qual a previsão da entrega da obra da nova Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti. O jovem parlamentar também pede qual é a estimativa de investimentos em tal obra. “Há alguns meses foi dada uma previsão de finalização da obra, mas devido a algumas situações, acabou havendo um atraso na construção. Diante do grande aumento populacional, especialmente com a vinda de imigrantes, seria de grande ganho para a comunidade a entrega desta instituição de ensino o mais breve possível, pois conta com maior capacidade para melhor receber os alunos e professores”, finalizou.

Todas as proposições apresentadas e aprovadas pelos vereadores mirins são encaminhadas ao Legislativo adulto, e se aprovadas, encaminhadas diretamente aos órgãos competentes e destinatários de tais propostas. A próxima sessão ordinária do Parlamento Jovem será no dia 10 de julho.

error while rendering plone.comments